No dia 12 de maio de 2017 foi celebrado, na sede do Centro Brasil de Mediação e Arbitragem (Cebramar), um acordo entre a Federação Brasileira das Associações de Peritos, Árbitros, Mediadores e Conciliadores (Febrapam) e o Cebramar para a realização de mediação, conciliação, arbitragem, e eventos científicos e acadêmicos, visando a solução extrajudicial de conflitos de interesses, capacitação de profissionais e divulgação dos respectivos métodos adequados de resolução de disputas.
Ao ato compareceram o presidente do Cebramar, ministro Francisco Cláudio de Almeida Santos e a presidente da Febrapam, Sandra Maria Batista.
Também participaram do momento o Conselheiro Dr. Gladaniel Palmeira de Carvalho, a vice-presidente, Dra. Anna Maria Marques de Almeida, a diretora de Mediação, Dra. Eutália Maciel Coutinho, e o diretor Financeiro Dr. Assis dos Santos Pereira, todos do CEBRAMAR; a Dra. Erlene Alves Arruda e o Dr. Pedro Alves, respectivamente, presidente e vice-presidente Financeiro do Instituto dos Peritos e Consultores (INPECON/DF) do Distrito Federal.
O Acordo, fruto de bem sucedidas tratativas realizadas por equipe constituída por integrantes de ambas as partícipes, redunda em efetiva união de esforços em prol de interesses comuns relacionados à divulgação dos métodos adequados de resolução de disputas, bem como à prevenção e resolução de conflitos, contribuindo para o alcance das missões e objetivos das duas instituições.
A arbitragem e a mediação representam um mercado de trabalho a ser explorado para os profissionais especializados. De acordo com Sandra Batista, “uma importante parceria com o Cebramar foi estabelecida para promover debates técnicos e disseminar o conhecimento sobre as formas e alternativas de resolução de conflitos entre as Associadas”.
Imagens: Dimitri Doutti
Fonte: CEBRAMAR